O que as empresas ganham adotando a tecnologia de VDI

O que as empresas ganham adotando a tecnologia de máquinas virtuais

Quando conversamos com executivos sobre virtualização de desktops ou conteúdos armazenados na nuvem, é comum nos depararmos com muitos pontos de interrogação. Na maioria das vezes, isso acontece porque as novas tecnologias e suas funcionalidades ainda são um mistério, especialmente para profissionais que não trabalham diretamente com TI.

No entanto, essas ferramentas facilitam o dia a dia dentro das companhias, influenciando diretamente a qualidade e a produtividade das equipes, independentemente do setor. Ao hospedar a rede de dados em servidores remotos, as empresas virtualizam o acesso ao ambiente de trabalho, estendendo o alcance dos recursos para onde quer que os colaboradores estejam e oferecendo mobilidade e flexibilidade nas relações profissionais. De quebra, otimizam os investimentos em operação e manutenção.

banner-i-2

Processos mais ágeis e econômicos

A cada nova contratação, dispensa ou recolocação de pessoal, no mínimo uma máquina precisa receber a atenção da equipe de suporte. Isso demanda tempo, força de trabalho e investimento financeiro. Se a empresa adota a tecnologia de VDI, os servidores já têm os recursos em stand by, prontos para um novo usuário.

Dessa forma, a máquina virtual fica disponível imediatamente, com todos as configurações e softwares à disposição. Se o novo usuário precisar de mais memória RAM, basta liberar no sistema; se precisar de uma placa de vídeo, é só ativar essa demanda e o servidor a deixará disponível.

O que as empresas ganham adotando a tecnologia de VDI

No caso de desligamentos, o caminho é inverso, mas igualmente simples: as informações do disco de memória são apagadas, voltando às configurações originais. É possível ainda salvar e recuperar dados. Este processo de atualização é 100% online e feito com um clique.

Manutenção simplificada

Desktops tradicionais também estão sujeitos ao desgaste natural e à desatualização da tecnologia. Fontes, placas de rede e processadores queimam. Esses imprevistos ocorrem com muito mais frequência quando comparados ao uso de um thin client, como o Elleven Box, uma vez que esse device de baixo custo é mais leve e resistente. E ainda reduzem o consumo de energia em 96%, como você pode ler aqui.

O que as empresas ganham adotando a tecnologia de VDI

Por outro lado, não existe possibilidade de a VDI “queimar” porque o computador tradicional se torna apenas um terminal de acesso, uma tela de transmissão, e não a fonte de armazenamento dos dados. Tudo fica na nuvem. Uma vez que as atualizações não são processadas no computador físico, mas, sim, no servidor virtual, o profissional não perde nada do conteúdo que estava trabalhando.

Espaço coorporativo dinâmico

A VDI proporciona mobilidade, uma vez que os colaboradores não são mais donos de um desktop específico. E, por isso, dá segurança à adesão ao BYOD (‘bring your own device’ ou ‘traga seu próprio dispositivo’, em tradução livre). Os usuários podem acessar a rede da empresa de qualquer computador, tablet ou celular, desde que façam o login na VDI com o seu usuário e senha.

O que as empresas ganham adotando a tecnologia de VDI

A partir disso, as possibilidades são infinitas: a relação e a colaboração entre colegas de diferentes setores são estimuladas, uma vez que podem ser alocados nos mesmo espaços físicos; escalas em home office são implementadas, trazendo um grande diferencial para qualidade de vida e a produtividade dos funcionários. Seja qual for o terminal de acesso, as atividades profissionais realizadas não comprometem os dados da empresa, que ficam protegidos pelas diversas camadas de segurança da VDI.

banner-i-3

No Comments

Post A Comment